terça-feira, 20 de novembro de 2018

Plástico na moda

Braskem traz tendências sustentáveis para SPFW

Empresa propõe novos uso da matéria-prima


Peça de desfile de André Courrèges mostra como o plástico vem sendo usado na moda (Foto: Getty Images)
Da proposta futurista do francês André Courrèges, nos anos 1960, à invasão das passarelas em desfiles de grandes maisons nas fashion weeks internacionais, o uso do plástico na moda tem ganhado cada vez mais adeptos.

Se lá atrás ele conquistou poucos jovens moderninhos que viviam em plena revolução cultural e clima espacial, celebrando a chegada do homem à Lua, hoje o material ganhou o mundo em jaquetas, botas, saias, vestidos, provando sua versatilidade e alma pop.

“O plástico é versátil e acessível, além de oferecer vantagens como melhora do custo-benefício dos produtos e durabilidade”, diz Ana Laura Savieri, Gerente de Marketing da Braskem, empresa que vem fazendo parceria com vários designers para promover essa experiência.

Em 2017, por exemplo, o estilista Alexandre Herchcovitch usou na coleção da À La Garçonne pulseiras e botões feitos em impressora 3D com o Plástico Verde da Braskem, resina produzida a partir do etanol da cana de açúcar brasileira, ou seja, de fonte renovável.

Criação de Alexandre Herchcovitch para o desfile da À La Garçonne com botões feitos do Plástico Verde da Braskem (Foto: Fotosite)
Neste ano, na 46ª edição do SPFW, a empresa foi além e, em parceria com Patricia Bonaldi, criou um Desafio de Moda, a exemplo do que já propunha na área de design: estudantes de faculdades de São Paulo foram convidados a criar looks feitos com fios de polipropileno [aqui entra link da matéria sobre a parceria] – e o vencedor ganhou a passarela da PatBo.

“Fiquei impressionada com o resultado, a peça vencedora encaixou perfeitamente com a coleção, tem tudo a ver com o DNA da Patbo”, diz a estilista.
Ainda no SPFW, mas fora das passarelas, a Braskem investiu na coleta seletiva: várias lixeiras foram instaladas e identificadas para incentivar o descarte correto de todo tipo de material gerado durante o evento.

Deu resultado. Entre copos descartáveis, tampinhas, latas de ferro e alumínio, papelão e papel foram recolhidos 53m³ de resíduos – o equivalente a 25 mil garrafas PET de dois litros.

Todo material plástico, vale destacar, será a partir de agora trabalhado dentro da plataforma Wecycle, que une as duas pontas da cadeia: a necessidade de descarte com a demanda do mercado por matérias-primas sustentáveis.

E que, ao mesmo tempo, ajuda a fomentar negócios, criatividade e incentivar a reciclagem. “Para que a Economia Circular de fato aconteça, é fundamental estimularmos o consumo responsável e o descarte adequado”, conclui Ana Laura.

E pode esperar: todo o resíduo plástico coletado nesta edição se transformará em moda no próximo SPFW.

Braskem (Foto: Divulgação)

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